quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Segunda e Terça

Dia 24/11, segunda-feira, continuamos o trabalho com as turma de história. O blog de duas turmas já estão com textos dos estudantes publicados, mas tem o blog de uma turma que ainda está devagar. Tomara que amanhã ele ganhe fôlego...

Dia 25/11, terça, trabalhei com as turma de biologia. Usamos um data-show para ensinar os estudantes a usarem blogs. Apesar de estarmos off-line, o trabalho foi interessante. Salve a criatividade!!!

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Por esta semana é só...

Ontem, dia 20/11, foi comemorado o dia da Consciência Negra.
No Colégio Manoel Novaes, no turno noturno, houve um evento, muito bonito, envolvendo estudantes e professores, por isso não fomos ao laboratório.
Fiz algumas fotos. Vou tentar colocá-las aqui.
Hoje, 21/11, não teremos atividade na escola devido a paralisação dos professores da Rede Estadual de Educação.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

E o trabalho continua...

Ontem, dia 19/11, continuamos o trabalho com as turmas de História, do turno noturno.

Por enquanto, a Turma B é quem está com os trabalhos mais adiantados: todos já receberam os convites em seus e-mails para colaborarem no blog e já se inseriram (nem todos puderam se incluir como autores ontem porque o hotmail estava com problemas); alguns grupos já começaram a postar e alguns estudantes criaram seus perfis.

Um recado para a galera da Turma A e Turma E: pessoal, precisamos correr a favor do tempo, se não a gente não dá conta. Por favor, façam um esforço e tentem chegar no laboratório potualmente no horário da aula.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Últimas atividades

  • 12/11: apresentamos a proposta da atividade para outras turmas da professora Celeste e organizamos com os estudantes as atividades no laboratório;
  • 12/11: fomos ao laboratório com a turma que conversamos dia 10/11 - esclarecemos dúvidas em relação ao trabalho, criamos os e-mail dos estudantes que ainda não tinham. Fiquei muito feliz com a interação dos estudantes: os mais familiarizados colaborando, ajudando os colegas que estão começando a navegar agora;
  • 13/11: continuamos com os trabalhos no laboratório. Os estudantes das turmas que foram ao laboratório pela primeira vez começara a se familiarizar com o computador, criaram e-mail.
  • 17/11: a escola não funcionou, pois foi um dos locais de prova do Vestibular da UFBA;
  • 18/11: inicei as atividades com a professora Aparecida, de Biologia, no turno noturno. Trabalhamos com três turmas usando o youtube. O grupo está estudando célula, DNA, RNA, celulas tronco. Assistimos e conversamos sobre os vídeos selecionados, falamos sobre a criação do blog e fizemos o levantamento de quem tem e quem não tem e-mail. Hoje também planejei com Dilma, professora de Português do vespertino.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Chegou a vez da Língua Portuguesa!

Hoje, planejando com a professora Dilma, assistimos a vários vídeos interessantes no Youtube sobre o Arcadismo.

Semana que vem começaremos o trabalho com as turmas, na sala de vídeo, no turno vespertino.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

O trabalho está apenas começando...

Ontem, dia 10/11, estive na escola novamente, para organizar as atividades com as professoras Celeste e Marcia.

A turma da professora Celeste fará uma pesquisa orientada sobre a África Atual (seus aspectos políticos, culturais, econômicos e físicos) e publicará em um blog coletivo. Ontem, apresentamos a proposta aos estudantes e formamos os grupos de trabalho. Quarta-feira, 12/11, será a nossa primeira ida ao laboratório. Estou cheia de expectativas.

Com a professora Marcia, eu apresentei o RIVED e conversamos sobre as possibilidades de trabalho usando esse recurso com os estudantes da EJA.
Outra coisa muito boa! Mais três professoras se interessaram pelo projeto: Aparecida, Eliamara e Dilma, biologia, matemática e literatura, respectivamente. Hoje já vou apresentar propostas de atividade à professora Dilma.

Dia 20/11, haverá uma atividade organizada pela professora Eliamara sobre o dia da Consciência Negra. Sugeri que os estudantes fotografassen e produzissem textos (comentários, notícias) sobre a atividade e publicassem em um blog. Ela aprovou a idéia.

Alguém deve se perguntar: essa Paulinha só pensa em blog???? Respondo: gosto muito de blogs. Penso que é um espaço para que as pessoas se coloquem como produtoras de conhecimento e cultura, para que as pessoas interajam, criem redes. É uma excelente ferramenta para a educação.
Gosto muito de trabalhar com a produção de clipes também, mas nas atuais condições de temperatura e pressão (rsrs) não será possível...

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Segunda visita

Dia 06/11 foi a minha segunda visita à escola.
Conversei bastante com o funcionário responsável pelo laboratório de informática no turno vespertino, o Luiz.
Conversei também com a professora Márcia. Acho que faremos um trabalho bem legal com a disciplina Química.
AH! Com história também faremos atividades bem interessantes. Espero que as máquinas e as conexões colaborem. Os computadores costumam ser tão temperamentais ultimamente... rsrsrs
Concluí uma das etapas do projeto: o envio do relatório diagnóstico e do plano de ação.
Agora é continuar com a mão na massa.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Para quê esse blog?

Este blog foi criado para socializar as atividades desenvolvidas pelo projeto NTE vai à Escola no Colégio Estadual Dep. Manoel Novaes.
Hoje, 05/11, fiz a primeira visita, no turno vespertino.
A recepção foi muito boa.
Pelo modo como as coisas estão se desenrolando, acho que vou trabalhar nos turnos vespertino e noturno, com as várias turmas de três professores que se mostraram interessadíssimos.
As expectativas são boas.
Vamos lá!!!!